Convidamos a equipe da Escola Estadual 30 de Setembro para participar do Seminário Intersetorial e das Condicionalidades do Programa Bolsa Familia, que a Prefeitura de Mossoró-RN, atraves da Secretaria Municipal da Cidadania, Gerência Executiva do Desenvolvimento Social e Comissão Municipal do Programa Bolsa Familia, estará realizando nos dias 27 e 28 de abril, no Auditótio do Centro Asministrativo Prefeito Alcides Belo, no horário das 14:00 horas.
Participarão do seminário os diretores, supervisores
A Diretora Luzia Vidal Fernandes Vieira, da 6ª Diretoria Regional de Alimentação Escolar - DRAE, convida a V.sª, para participar do encontro, "ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR PROMOVENDO A CIDADANIA", com os gestores desta juridição, que realizar-se-á no dia 29 de abril de 2010 das 08:00 às 16:00 horas no Auditorio do Serviço Social da Industria - SESI
Parabéns por esta data especial! Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria - que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer. Que as conquistas do passado lhe tragam à lembrança, não só alegrias, mas também a força e o entusiasmo para superar eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos para o futuro. Muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade! Um sincero abraço e votos de muitas felicidades, de toda a equipe da Escola Estadual 30 de Setembro.
Um breve resgate histórico sobre o Grupo Escolar “30 de Setembro”
O grupo Escolar 30 de Setembro. O primeiro do interior do Estado, foi criado pelo Decreto nº 180 de 15 de Novembro de 1908, pelo Governador de então Dr. Alberto Maranhão.
Instalado a 12 de maio de 1909, em sessão solene na Intendência Municipal. Era Presidente da Intendência o Srº. Luiz Colombo Ferreira Pinto.
A cerimônia de instalação contou com a presença de autoridade locais, famílias, etc, tendo sido orador oficial o Drº. José Augusto Bezerra de Medeiros, Diretor Interino da Instrução Publica do Estado.
O primeiro Diretor do Grupo foi o Bacharelando Francisco Gurgel do Amaral, de inicio, foram contratados para os quatro anos do curso primário, os professores: Drª. Olda Marinho (1º. Ano), Perpetua Noronha (2º. Ano) Maria Leão (3º. Ano) e Drº. Felipe Guerra (4º Ano).
As primeiras substituições no corpo docente foram das professoras: Maria Leão e Olga Marinho, respectivamente por Jose Martins de Vasconcelos e Drº. Lutgardos Guerra
O Grupo Escolar 30 de Setembro, teve ainda como diretores em anos sucessivos de seu grande tirocínio os professores: José Martins de Vasconcelos, Alfredo Dias de Medeiros, José Rodrigues Filho, Eliseu Viana, até o ano de 1922, quando em virtude da inauguração da Escola Normal de Mossoró passou o mesmo a ser mantido como estabelecimento anexo, destinado a pratica pedagógica dos alunos daquela Escola de Curso Secundário.
O ensino era misto, funcionando o grupo em dois turnos: pela manhã e ao meio dia
A adoação da farda escolar foi instituída logo nos primeiros anos de funcionamento, constando a mesma de saia e blusa, com golas, tendo as alunas um borrete frigido na cabeça, cor encarnada.
Era comum a comemoração que todos os anos, no dia 30 de Setembro, o estabelecimento fazia na praça da redenção, ao pé de cuja Estátua da Liberdade, suas alunas cantavam o Hino da Libertadora Mossoroense.
O grupo “30 de Setembro” possuía também seu Hino Próprio.
O prédio em que funcionou durante muitos anos, é patrimônio da Prefeitura de Mossoró, foi construído em 1,900 para o colégio 7 de Setembro, primeiro estabelecimento de curso secundário de Mossoró, dirigido pelo Professor. Antonio Gomes de Arruda Barreto.
O local da construção era conhecido como “alto do Pão Doce”. Rua Dionísio Filgueira. (Centro).I
Um Hino Esquecido:
O Grupo Escolar 30 de Setembro, na cidade de Mossoró, foi instalado a 1º de Maio de 1909, em solenidade preside pelo Drº.: José Augusto Bezerra de Medeiros, estão Secretario de Instrução Publica do Governo. Alberto Maranhão, foi o segundo o Grupo Escolar criado em todo Estado, dentro dos moldes de uma moderna pedagogia (para a época).
Seu primeiro corpo de professores era constituído pelo 5ª anistia de Direito. Francisco Xavier Gurgel do Amaral, Professoras: Maria Leão, normalista cearense, e Perpetua Noronha, José Martins de Vasconcelos e Drº. Felipe Guerra, este sem remuneração, quobsequiosamente se ofereceu ao Governo para colaborar no alevantamento da instrução em Mossoró.
Possuía o Grupo Escolar 30 de Setembro seu Hino, um vibrante reflexo da mentalidade pujante do Drº. Pinto de Abreu, diretor geral efetivo da Instrução Pública neste Estado, que tinha todo seu sentido secundado no feito abolicionista que a data de Setembro representa para Mossoró.
Suas estrofes eram as seguintes
“Escravos gemiam na pátria valente
Que deu Miguelino, que viu Camarão
E o povo responde seu grito plangente
Rompendo cadeias, partindo o grilhão.
Alvissareira
Bela Cidade
A vanguardeira
Da liberdade
Sempre Altaneira
Como um leão
Guarda a fronteira
Do seu torrão.
O norte desperta sedente de glória
Abaixo a senzala, cativos não mais
E o feito gravou-se no bronze da história
Caiu a Basilha, são todos iguais.
Alvissareira
Bela Cidade
A vanguardeira
Da liberdade
Sempre Altaneira
Como um leão
Guarda a fronteira
Do seu torrão.
A implantação desse hino, feita no ato inaugural, cantado por todos alunos teve acompanhamento da orquestra da filarmônica charanga de Mossoró que ainda, para maior realce de sua apresentação, tocou uma marcha triunfal a que deu o nome de 30 de Setembro, composição do Maestro: José Neves Filho.
Infelizmente, um lindo hino, que ate muito julgavam tratar-se do hino oficial da libertadora mossoroense esta hoje esquecido, o mesmo acontecendo com o tradicional Grupo escolar 30 de Setembro, cujo titulo parece não mais existir ornamentação o frontispício de qualquer organização escolar da cidade. Agora, com a reforma do ensino, dando-se ao estabelecimento um sentido de maior amplitude, as escolas passaram a ser chamadas de centro de formação ou coisa semelhante, ficando no esquecimento passado histórico tão brilhante como o nosso Grupo Escolar “30 de Setembro” colméia de formação intelectual de varias gerações, estabelecimento que serviu para os anos, para prática pedagógica de quantos cursaram a Escola Normal de Mossoró.
Lamentavelmente está esquecido o hino do Drº. Pinto de Abreu, somente lembrado e enteado pelos que guardam na memória os áureos tempos vividos na infância escolar que aprenderam naquele modelar estabelecimento.
Trecho extraído do Jornal “O Mossoroense” do dia 23 de maio de 1975, na coluna Mossoró no passado, escrito pelo Jornalista Laura da Escossia.
Histórico da Escola Estadual 30 de Setembro - Ensino Fundamental e Médio.
Escola Estadual 30 de Setembro Ensino Fundamental e Médio, inaugurou a sua sede própria na rua: Milton Freire. S/N Abolição III Telefone: 3315 3806. Mossoró-RN, no ano de 1984 destinado ao ensino de 1º grau (sendo o Governador Drº.: José Agripino Maia e o Secretario de Educação e Cultura profº.: Genivan Josué Batista. Após a sede própria suas atividades escolares passaram pelas seguintes administrações.
Diretora: Algecira Moreira de Lima Leite
Vice-Diretor: Maria de Fátima Resende
Diretora: Adeilde Carlos Evangelista
Vice-Diretor: Maria da Conceição Martins
Diretora: Maria Aparecida Delfino Freire
Vice-Diretor: Nilo Nascimento
Diretora: Maria Darci Martins
Vice-Diretora : Maria do Socorro Firmino
Diretora: Ivone Dantas da Rocha
Vice-Diretora: Rita Maria da Silva
Diretora: Maria Gilda Barreto da Silva
Vice-Diretora: Uiara Rios Escossia de Oliveira
Diretor: Francisco Alves de Morais
Vice-Diretora: Shirles Arlene Gurgel Duarte
Diretor : Maria Linhares Nunes
Vice-Diretora: Maria de Fátima Linhares
Diretora: Syntia Conceição Morais Oliveira
Vice-Diretora: Maria de Fátima Linhares
No ano de 1989 foi implantando o curso de 2º grau e atende uma clientela de alunos dos bairros Abolição III, IV, Santa Delmira, Redenção, Parque das Rosas e adjacentes
Atualmente a diretora, desta Escola é Maria das Graças LimaPinheiro Martins, já no ano de 2007 tomou posse, com sucesso na eleição direta para Diretor com 94,45% dos votos a seu favor, tendo como chapa Única “Seriedade com Transparência”.
Diretora: Maria das Graças Lima Pinheiro Martins
Vice-Diretor: Gilberto Luiz de Melo
Atualmente no ano de 2010 a Escola tem uma estrutura física regular, onde funciona o ensino Fundamental e Médio, comportando 350 alunos, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e 1º e 2º Grau do Ensino Médio, no turno Matutino e Vespertino, sendo que a Escola comporta 17 professores em sala de aulas e 38 funcionários técnicos e de apoio, também foi implantada o Mais Educação com uma Equipe de 10 Funcionários atuando na Escola, a equipe técnica – Pedagógico desenvolve um trabalho considerado bem e assíduo para o desenvolvimento do Ensino aprendizagem contidos nos parâmetros curriculares nacionais. Um corpo docente de conhecimentos e de procedimentos metodológicos que permitem preservar a unidade de ações em todas as etapas e áreas de atuação permanente da mencionada Escola.